sábado, 7 de março de 2009

Da origem das espécies à teoria da Evolução


Quando o naturalista inglês Charles Darwin lançou seu estudo ou teoria a respeito da origem das espécies, na época, encontrou uma enorme oposição religiosa porque, de fato, seus fundamentos se estribavam exclusivamente em hipóteses deveras materialistas.
Para Darwin, a evolução não pára. O ser humano não é a espécie e sim mais uma espécie. O homem não foi a única espécie que evoluiu.Este pensamento recebeu críticas daqueles que colocavam a humanidade no centro do universo.No século 19, vários naturalistas europeus estudavam o processo de evolução da vida, mas nenhum deles foi tão longe quanto Charles Darwin.A base da teoria da evolução de Darwin é a seleção natural das espécies, que explica como estruturas simples se tornaram seres complexos ao longo de milhões de anos, enfrentando os desafios da sobrevivência.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Charles Darwin - BIOGRAFIA


Charles Darwin (Shewsbury, Shropshire, 1809 - Down, Kent, 1882.) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Iniciou seus estudos de Medicina e Teologia, depois passou a dedicar-se a Botânica, Entomologia e Geologia.Foi recomendado para uma expedição científica a bordo do Beagle. A volta ao mundo do Beagle durou cinco anos, durante os quais Darwin forma a sua coleção de naturalista, acumula observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época. A partir de então decide dedicar sua vida a ciência.
No estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma seleção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução.